É um programa do Governo Federal que facilita a compra da casa própria, oferecendo condições de financiamento acessíveis, subsídios (desconto no valor do imóvel) e juros reduzidos para famílias de baixa e média renda.
Famílias com renda bruta mensal de até R$ 8.000,00 podem se enquadrar, divididas em faixas de renda. Cada faixa tem condições específicas de financiamento e subsídio.
Sim. O valor da entrada depende do preço do imóvel e da renda da família, mas pode ser reduzido com o uso do FGTS e dos subsídios oferecidos pelo programa.
Sim! O FGTS pode ser usado para pagar parte da entrada, amortizar parcelas ou até reduzir o valor total do financiamento.
RG e CPF dos compradores
Comprovante de estado civil (certidão de nascimento/casamento)
Comprovante de renda
Comprovante de residência
Carteira de trabalho (em alguns casos)
As taxas são reduzidas em relação ao mercado e variam conforme a faixa de renda. Em alguns casos, podem começar a partir de 4% ao ano.
Não. O imóvel precisa estar dentro do valor limite permitido pelo programa, que varia de acordo com a cidade/região. Além disso, ele deve ser novo ou estar em um empreendimento aprovado pela Caixa.
Não. Pessoas solteiras também podem participar, desde que se enquadrem nas regras de renda e não possuam outro imóvel próprio.
Não. O programa é destinado a quem ainda não possui casa própria em seu nome.
A simulação pode ser feita diretamente no site ou aplicativo da Caixa Econômica Federal, ou em um stand/empreendimento credenciado ao programa.
A Caixa permite até 3 participantes no financiamento, incluindo o titular.
Pode ser feita entre:
Cônjuges ou companheiros(as)
Familiares de 1º grau (pais e filhos)
Dependentes (irmãos em alguns casos, desde que comprovada dependência)
👉 Cada banco pode ter pequenas variações, mas a Caixa segue essa regra.
A Caixa permite até 3 participantes no financiamento, incluindo o titular.
Sim. Todos os participantes devem residir no imóvel, pois a composição de renda é voltada para habitação própria.
Não. A Caixa exige grau de parentesco ou união estável formalizada.
Sim. Todos os participantes da composição de renda serão coobrigados no financiamento e terão seus nomes vinculados ao contrato e ao registro do imóvel.
Sim. Como o cálculo do financiamento considera a soma das rendas, é possível aumentar o valor aprovado e, em alguns casos, acessar faixas maiores do programa Minha Casa Minha Vida.
Sim. A idade do participante mais velho influencia no prazo máximo do financiamento, pois a Caixa limita a soma da idade com o prazo do contrato a 80 anos e 6 meses.
Não. Todos os participantes passam pela análise de crédito e não podem ter restrições no CPF.
Olá, sou a Lara.
Como posso te ajudar ?